RSS

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Somos os únicos animais falantes? Ah, se o Muriqui falasse...


Ontem no Museu de Zoologia da USP assisti uma ótima palestra do professor César Ades (o currículo lattes dele é este: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4787011Y8) o tema era Comportamento Animal e a palestra foi ministrada no evento Dia de Darwin.

Muito animado e contando diversos "causos" (deve ser mania de Etólogo) palestrou por pouco mais de 2 horas de forma muito boa. Lá pelas tantas ele contou sobre um macaco, o Muriqui e suas façanhas. O palestrante conta que o macaco vive em Minas Gerais e que se movimenta por uma extensa floresta pelos seus galhos, em grandes bandos. Aí ele pergunta: "Como vocês acham que eles conseguem se manter unidos?" e uma garota duas fileiras atrás de mim responde: "Eles emitem sons" o senhor Ades responde entusiasmadamente: "Sim" e começa a contar as façanhas do macaco. Ele tem frequências de sons pra se comunicar diferenciadas e alternadas que correspondem a 16 formas diferentes de sons que Ades representa por letras e ele pergunta: "O que isso significaria pra nós?" , eu respondo "Um alfabeto" (na verdade respondi errado) e ele gentilmente fala: "Sim, mas na verdade seriam fonemas e fonemas somos nós que utilizamos" alguns ficam espantados. Por que?

Porque isso significa que eles tem um universo incrível de "palavras" para se comunicar e essa é a última fronteira que há entre nós e os outros animais: a linguagem falada. Ades antes que cheguemos a uma conclusão óbvia disso explica que continuamos sendo diferentes, que os Muriquis não são capazes de falar no sentido estrito da palavra, mas que os estudos ainda estão sendo feitos com linguistas e etólogos.

As conclusões ainda não existem, mas continuamos sendo especiais em algum sentido. Todos os animais são especiais, mas é incrível encontrar um animal fantástico que quase fale.

Ah, se o Muriqui falasse...
_____________________________________________________________________________

Para mais informações acesse a Revista Pesquisa Fapesp online, é uma ótima revista - http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=2072&bd=1&pg=1&lg=


Até mais....

Abraços...

0 comentários: